AMARILDO, O DO CONTRA

 



Foi meu amigo Amarildo quem me deu o toque: a vida é bem melhor no contrafluxo. E muito mais barata também.


Sabe quando o rebanhão volta da praia, formando quilômetros de engarrafamento, e a outra pista segue deserta, com um outro carro no sentido oposto? Pois então. Este um ou outro carro provavelmente tem na direção um fã do contrafluxo. Quando tá todo mundo indo, o Amarildo tá voltando. E vice-versa.


Você pode encontrar adeptos do contrafluxo em qualquer lugar. Mas vai ser difícil você encontrá-los se não for também um contrafluxante, já que eles estão nos dias e nos horários em que ninguém está.


O “do contra” tira férias em abril ou maio, quando o rebanhão se mata na labuta, e lava a égua na compra das passagens. O avião tem 400 lugares, só 120 foram vendidos. Com 120 ou 400 passageiros, o bicho vai ter que subir mesmo. Então, ao invés de zarpar com 280 assentos vazios, melhor fazer uma xepa aeronáutica e vender tudo por cinquentinha cada um, concorda? E aí, já viu. O contrafluxer se esbalda com o que deixa de gastar.


Chegando lá, tem o hotel. É lógico que o café da manhã é mais modesto, mas não suficientemente escasso pra causar inanição. Já na alta temporada, você morre com uma diária três vezes maior para forrar o prato com dezoito variedades de brioche, onde o que varia mesmo é só o formato. Ainda por cima volta gordo, sendo quase impossível o encaixe e o desencaixe na baia da classe econômica.


Sessão de cinema segunda-feira às quatro da tarde? Pode conferir que só vai ter “do contra” por lá. Um ou outro, claro, porque a sala estará dando eco. Lá está ele esticadão, com os pés pousados na cadeira da frente e mudando de lugar a toda hora. Não porque precise, mas pelo capricho de mudar. Tosse, espirra, arrota, fala ao celular, boceja alto, coça as partes baixas com o cinto da calça aberto. Se bobear, sem camisa. Tá em casa, o cara...


Mas dou razão pro Amarildo, viu. Aliás, ele me ligou ontem e avisou que vem aqui em casa na próxima sexta, pra jogar uma conversa fora. Diz que chega às 3h30. Da madrugada.






Esta é uma obra de ficção

© Direitos Reservados

Imagem: https://oficina-de-filosofia.blogspot.com/2014/12/individuo-versus-multidao.html




Postagens mais visitadas